a) Narrativa hipertextual: Narrativa que cruza blocos de texto não sequenciais. E que vai de encontro com a livre vontade do leitor. b) Narrativa hipermédia: Cruza textos, com sons, imagens( em movimento ou não). c) Ciberteatro: Confluência de peças escritas com elementos da hipermédia, pode haver cruzamentos de texto, imagens, sons. Há a possibilidade de cada utilizador escolher uma personagem. d) Poesia digital: Narrativas aleatórias ou que são escolhidas pelo narrador, cuja continuidade vai de encontro com a vontade e criatividade do leitor. e) Poesia visual: Junção de poesia com um efeito visual que enfatiza o efeito pretendido. f) Poesia gerada por computador: Poesia aleatória.
2.ª parte: Análise de obras
Obra 1 a) A que género de literatura digital pertence esta obra? Poesia digital b) Que tipos de elementos são combinados para criar a obra? (texto, imagem, som, hiperligações, software...) Que importância tem cada um destes elementos? Texto, imagem, som, hiperligações; O texto cria a lógica e as intenções principais do artista; a imagem e o som complementam o texto, na medida em que enfatizam a intenção do artista; as hiperligações vão de encontro com a vontade do leitor, na medida em que lhe permitem, decidir a sequência dos elementos cénicos, apesar de serem respeitadas as sequências narrativas principais. c) Há interacção? E inmersão? E jogabilidade? Há interacção, na medida em que o leitor pode decidir a sequência dos elementos cénicos. Não há muita inmersão, no sentido em que o leitor é subjugado com palavras e sons, sem muito mais, a aleatoriedade do texto não prende o leitor, na medida em que não há um sentido lógico com um fio condutor da narrativa. d) Esta obra, é literatura? Por que (não)? Se por um lado, a poesia digital talvez permita uma maior empatia com as massas, e por isso, cultura erudita, a verdadeira literatura, torna-se eficaz na acessibilidade e aceitação das pessoas, por outro, deve haver uma redefinição do conceito de literatura, na medida em que a poesia digital tem um carácter virtual e, por isso, falta-lhe uma dimensão anímica.
Obra 2 a) A que género de literatura digital pertence esta obra? b) Que tipos de elementos são combinados para criar a obra? (texto, imagem, som, hiperligações, software...) Que importáncia tem cada um destes elementos? c) Há interacção? E inmersão? E jogabilidade? d) Esta obra, é literatura? Por que (não)?
Obra 3 a) A que género de literatura digital pertence esta obra? b) Que tipos de elementos são combinados para criar a obra? (texto, imagem, som, hiperligações, software...) Que importáncia tem cada um destes elementos? c) Há interacção? E inmersão? E jogabilidade? d) Esta obra, é literatura? Por que (não)?
Membros do grupo:
1.ª parte: Definições
a) Narrativa hipertextual: Narrativa que cruza blocos de texto não sequenciais. E que vai de encontro com a livre vontade do leitor.
b) Narrativa hipermédia: Cruza textos, com sons, imagens( em movimento ou não).
c) Ciberteatro: Confluência de peças escritas com elementos da hipermédia, pode haver cruzamentos de texto, imagens, sons. Há a possibilidade de cada utilizador escolher uma personagem.
d) Poesia digital: Narrativas aleatórias ou que são escolhidas pelo narrador, cuja continuidade vai de encontro com a vontade e criatividade do leitor.
e) Poesia visual: Junção de poesia com um efeito visual que enfatiza o efeito pretendido.
f) Poesia gerada por computador: Poesia aleatória.
2.ª parte: Análise de obras
Obra 1
a) A que género de literatura digital pertence esta obra? Poesia digital
b) Que tipos de elementos são combinados para criar a obra? (texto, imagem, som, hiperligações, software...) Que importância tem cada um destes elementos? Texto, imagem, som, hiperligações; O texto cria a lógica e as intenções principais do artista; a imagem e o som complementam o texto, na medida em que enfatizam a intenção do artista; as hiperligações vão de encontro com a vontade do leitor, na medida em que lhe permitem, decidir a sequência dos elementos cénicos, apesar de serem respeitadas as sequências narrativas principais.
c) Há interacção? E inmersão? E jogabilidade? Há interacção, na medida em que o leitor pode decidir a sequência dos elementos cénicos. Não há muita inmersão, no sentido em que o leitor é subjugado com palavras e sons, sem muito mais, a aleatoriedade do texto não prende o leitor, na medida em que não há um sentido lógico com um fio condutor da narrativa.
d) Esta obra, é literatura? Por que (não)? Se por um lado, a poesia digital talvez permita uma maior empatia com as massas, e por isso, cultura erudita, a verdadeira literatura, torna-se eficaz na acessibilidade e aceitação das pessoas, por outro, deve haver uma redefinição do conceito de literatura, na medida em que a poesia digital tem um carácter virtual e, por isso, falta-lhe uma dimensão anímica.
Obra 2
a) A que género de literatura digital pertence esta obra?
b) Que tipos de elementos são combinados para criar a obra? (texto, imagem, som, hiperligações, software...) Que importáncia tem cada um destes elementos?
c) Há interacção? E inmersão? E jogabilidade?
d) Esta obra, é literatura? Por que (não)?
Obra 3
a) A que género de literatura digital pertence esta obra?
b) Que tipos de elementos são combinados para criar a obra? (texto, imagem, som, hiperligações, software...) Que importáncia tem cada um destes elementos?
c) Há interacção? E inmersão? E jogabilidade?
d) Esta obra, é literatura? Por que (não)?